Jornalista da BBC é detido enquanto cobria protestos na China

Fonte: Wikinotícias

29 de novembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um repórter britânico da BBC que cobria protestos contra a política de "coronavírus zero" na China foi detido pela segurança pública local.

A emissora pública britânica BBC disse em um comunicado: "A BBC está extremamente preocupada com o tratamento de nosso jornalista Ed Lawrence, que foi preso e algemado enquanto cobria os protestos de Xangai".

"Ele foi mantido sob custódia por várias horas antes de ser liberado. Isso aconteceu enquanto ele trabalhava como jornalista credenciado", disse a emissora.

O incidente ocorreu em meio a protestos recentes contra a estrita quarentena do governo em grandes cidades como Xangai e Pequim.

Enquanto isso, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, rejeitou a declaração da BBC naquele dia, dizendo: "Pelo que entendemos, a declaração da BBC não é verdadeira."

Ela acrescentou: "De acordo com as autoridades de Xangai, o jornalista em questão não revelou sua identidade como jornalista na época, nem mostrou publicamente sua identidade de imprensa estrangeira".

Fontes