Jornalista da BBC é detido enquanto cobria protestos na China

29 de novembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um repórter britânico da BBC que cobria protestos contra a política de "coronavírus zero" na China foi detido pela segurança pública local.

A emissora pública britânica BBC disse em um comunicado: "A BBC está extremamente preocupada com o tratamento de nosso jornalista Ed Lawrence, que foi preso e algemado enquanto cobria os protestos de Xangai".

"Ele foi mantido sob custódia por várias horas antes de ser liberado. Isso aconteceu enquanto ele trabalhava como jornalista credenciado", disse a emissora.

O incidente ocorreu em meio a protestos recentes contra a estrita quarentena do governo em grandes cidades como Xangai e Pequim.

Enquanto isso, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, rejeitou a declaração da BBC naquele dia, dizendo: "Pelo que entendemos, a declaração da BBC não é verdadeira."

Ela acrescentou: "De acordo com as autoridades de Xangai, o jornalista em questão não revelou sua identidade como jornalista na época, nem mostrou publicamente sua identidade de imprensa estrangeira".

Fontes