Jornal mexicano aponta conluio entre criminosos mexicanos e as FARC
26 de fevereiro de 2007
Segundo informou o jornal mexicano El Universal, as FARC arrecadariam anualmente cerca de 1 bilhão de dólares com o narcotráfico. Cartéis mexicanos receberiam 55% da droga por intermédio dos guerrilheiros a fim de redistribuir na Europa e nos EUA.
De acordo com o El Universal, a informação se baseia num relatório do governo colombiano que declara que cerca de 78% da renda das FARC vem do tráfico de drogas e que mais da metade do dinheiro é obtida através da venda da droga para organizações criminosas mexicanas.
Segundo as autoridades, depois da queda dos grandes cartéis de Cali e Medelin, as FARC se transformaram no grande cartel colombiano da droga. As FARC controlam mais de 80% do cultivo da coca, além de comprar os 20% restantes. A organização controla todo o processo de transformação da coca em cocaína e comercializa o produto final com organizações criminosas estrangeiras, entre elas a mexicana.
Pelo menos 90% da droga que entra nos EUA vem da Colômbia segundo as autoridades americanas.
Fontes
- Doris Gómora. FARC ganan mil mdd al año por venta de droga al narco [inativa] — El Universal (México), 21 de fevereiro de 2007. Página visitada em 26 de fevereiro de 2007
. Arquivada em 20 de março de 2007
Esta página está arquivada e não é mais editável. |