Jogos Olímpicos de Inverno: Seis atletas africanos competem em Pequim

Fonte: Wikinotícias

4 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

Seis atletas de cinco nações africanas estão este ano presentes nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, um número ligeiramente inferior aos que participaram sem 2018 na Coreia do Sul quando oito nações se fizeram representar.

Esses seis atletas, seis homens duas mulheres, vão competir apenas em duas modalidades, nomeadamente esqui alpino e esqui cross-country (ou esqui nórdico ou de fundo) e representam a Nigéria, Gana, Eritreia, Marrocos e Madagáscar que tem dois atletas no evento.

As duas mulheres são de Madagáscar e Eritreia.

Os seis atletas são Samuel Ikpefan da Nigéria que participa em esqui cross-country. Nascido em França foi campeão de “sprint” juvenil mas decidiu representar a Nigéria em 2018.

Mialatina Clerc é a primeira mulher de Madagáscar a praticar esqui e fez a sua estreia na Coreia do Sul em 2018 quanto tinha apenas 16 anos de idade. É a única mulher africana a competir em Beijing onde vai concorrer no esqui alpino. Clerc nasceu nos arredores da capital Antananarivo e foi depois adotada por uma família francesa tendo crescido numa zona perto dos Alpes franceses.

Matheu Neumuller também de Madagáscar vai competir também no esqui alpino e tem experiência internacional, pois já competiu em campeonatos do mundo.

Yassine Aouich de Marrocos vai competir no esqui alpino. Nascido em Ifrane na zona das Montanhas Atlas não é portanto desde criança estranho à neve e gelo. Tem experiência internacional tendo participado em campeonatos do mundo da modalidade.

Carlos Maeder do Gana também conhecido por Kojo Benya Brown, participa no esqui alpino. Nasceu no Gana, mas foi adoptado por uma família suíça onde cresceu.

Shanon Abeda da Eritreia participa no esqui alpino. Participou na mesma modalidade nos jogos da Coreia do Sul.

Nos Jogos Olímpicos de participam um total de 2.871 atletas (1.581 homens, 1.290 mulheres) de 91 nações.

Fonte