Saltar para o conteúdo

Cerimônia marca abertura das Paralímpiadas de Paris 2024

Fonte: Wikinotícias
Jogos Olímpicos de Verão de 2024

28 de agosto de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 foi realizada nesta quarta-feira (28), à semelhança dos Jogos Olímpicos. Cruzando pela primeira vez os limites do estádio e conquistando as ruas da Cidade Luz, os jogadores caminharam pela Champs-Elysées em direção à Place de la Concorde. Antes da grande final, foi aceso a pira paralímpica, que foi colocado aos pés do mesmo balão que recebeu a fogo olímpico, e o desfile terminou com a chama iluminando a noite parisiense.

A comemoração começou com os primeiros atos artísticos com apresentações de dança, música e outras formas de arte, sempre apostando na presença de pessoas com deficiência. Após o primeiro ato, teve início o desfile nacional e todos os delegados presentes desfilaram na arena construída na Place de la Concordia.

John McFall, medalhista de bronze no Atletismo de Pequim em 2008 e o primeiro astronauta com deficiência a ingressar na Agência Espacial Europeia, foi o responsável pela instalação da bandeira paralímpica. Imediatamente após o juramento oficial, teve início o processo de acendimento da pira paralímpica. A primeira pessoa a carregar a tocha foi o nadador francês Florent Manaudou.

Depois de uma corrida de revezamento com alguns dos maiores nomes do mundo paralímpico, Alexis Hanquinquant (paratriatlo), Charles-Antoine Kouakou (atletismo) Elodie Lorandi (natação), Fabien Lamirault (tênis de mesa) e Nantenin Keita (atletismo) foram responsáveis ​​por completando a corrida. Atletas Keita (atletismo), todos da França. Por fim, Christine and the Queens voltaram ao palco e a cerimônia terminou com muita música, deixando o público emocionados.