Japoneses perguntam: onde está o meu bife?

Fonte: Wikinotícias

30 de março de 2005

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A falta de carne de vaca no Japão incitou nesta terça-feira consumidores a submeter uma petição com aproximadamente 1,19 milhões de assinaturas ao Ministro de Agricultura Yoshinobu Shimamura, do Japão. A petição foi apresentada por um grupo conduzido por Takashi Sakamoto, o presidente de uma rede de lojas de livros usados.

O Japão interditou as importações de carne bovina dos Estados Unidos da América durante 15 meses, porque as autoridades ficaram temerosas ante a possibilidade de se depararem em seu país com o mal da vaca louca, principalmente depois que descobriram que uma vaca nos EUA teve essa doença.

Os ministros da agricultura e saúde japonesa disseram que pediriam à comissão de segurança de alimentos do país para aprovar a suspensão da proibição.

"Pediremos à comissão para decidir se a retomada das importações de carne bovina americana é segura, tendo em vista só as medidas de segurança já tomadas nos Estados Unidos," disse o ministro de saúde Makoto Kanie.

O analista Kazuhiko Saito deu a entender que pode demorar este ano para os japoneses terem acesso à carne americana. Segundo entrevista que ele concedeu à Bloomberg: "a comissão costuma ser muito lenta na revisão de casos locais relacionados ao mal da vaca louca e portanto também será lenta para rever os planos de importação de carne de vaca dos Estados Unidos."

Fontes