Japão declarará estado de emergência em Tóquio durante as Olimpíadas

Fonte: Wikinotícias
Jogos Olímpicos de Verão de 2020

8 de julho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

O governo japonês deve anunciar na quinta-feira que vai impor um novo estado de emergência para Tóquio devido ao aumento de novos casos COVID-19 em todo o país.

Yasutoshi Nishimura, o ministro da economia do governo e chefe dos esforços de resposta ao coronavírus, disse a repórteres que o estado de emergência começará na segunda-feira e durará até 22 de agosto - um período que cobrirá a duração das Olimpíadas de Tóquio, que ocorrerão entre 23 de julho e 8 de agosto.

O novo estado de emergência provavelmente fará com que o governo reduza o número de espectadores autorizados a testemunhar os eventos olímpicos para 5.000 pessoas, ou os bane completamente. Os organizadores das Olimpíadas de Tóquio anunciaram no mês passado que permitiriam apenas 10.000 pessoas, ou 50% da capacidade de um local, em todos os eventos, apesar de especialistas em saúde aconselharem o governo que banir todos os espectadores era a opção "menos arriscada" para a realização dos jogos .

Os espectadores estrangeiros já foram proibidos de comparecer ao evento.

O primeiro-ministro Yoshihide Suga deve anunciar formalmente o estado de emergência na quinta-feira.

Oficiais do governo, juntamente com os oficiais olímpicos e paraolímpicos, tomarão uma decisão final na quinta ou sexta-feira sobre permitir os espectadores após uma reunião com o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach. Bach está programado para chegar a Tóquio na quinta-feira e entrar em um período obrigatório de quarentena de três dias.

Tóquio e várias outras prefeituras mudaram no mês passado de um estado de emergência imposto em abril para medidas de "quase-emergência" que devem expirar no domingo.

No entanto, o Japão está enfrentando uma quarta onda de novas infecções e uma lenta campanha de vacinação que deixou apenas 15% de todos os cidadãos japoneses totalmente vacinados. Tóquio relatou 920 novas infecções na quarta-feira, o maior número desde maio.

O aumento já afetou dois eventos olímpicos tradicionais. O governo metropolitano de Tóquio anunciou na quarta-feira que removerá o icônico revezamento da tocha olímpica das vias públicas da cidade; Em vez disso, os corredores de revezamento levarão a tocha para fora da vista do público para cerimônias particulares de acendimento de tochas em Tóquio, após a chegada do símbolo olímpico na sexta-feira.

Além disso, os organizadores olímpicos vão solicitar que o público não se reúna nas ruas para presenciar as corridas de maratona quando elas ocorrerem nos dias finais dos jogos.

As Olimpíadas de Tóquio estão programadas para acontecer após um adiamento de um ano, já que a nova pandemia de coronavírus começou a se espalhar pelo mundo.

Notícia relacionada

Fonte