Jair Bolsonaro afirma que discutiu aliança tecnológica com Vladimir Putin

Fonte: Wikinotícias

16 de fevereiro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, se encontrou com Vladimir Putin, presidente russo. Após reunião, ambos emitiram declarações sobre a conversa.

Putin, em sua fala, afirmou que, "ao trocar opiniões sobre temas da agenda global e regional, constatamos que, sobre muitos assuntos, as posições dos nossos países são próximas ou coincidentes. Mantemos diálogo ativo entre os nossos ministérios das Relações Exteriores e Defesa. À propósito, os chefes dessas pastas hoje realizaram a primeira reunião no formato 2+2. Os nossos países defendem a formação do mundo multipolar, com base no direito internacional e no papel central coordenador da ONU [Organização das Nações Unidas]".

Já Bolsonaro declarou que "existem amplas oportunidades para ampliarmos negócios nas áreas de extração de gás, petróleo e derivados". “Atribuímos elevada prioridade à dinamização da aliança tecnológica entre Brasil e Rússia e sugeri trabalharmos juntos em áreas de ponta como nanotecnologia, biotecnologia, inteligência artificial, tecnologia de informação e comunicações, e pesquisa em saúde”, afirmou o presidente.

O encontrou ocorre no meio as tensões entre a Rússia e países da OTAN, aliança militar feita entre Estados Unidos e vários países da União Europeia. Putin não quer que a Ucrânia se junte ao grupo. Militares do país fazem treinamentos na fronteira.

Fontes