Israel persiste em avançar em territórios palestinos

Fonte: Wikinotícias

27 de dezembro de 2007

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Localização de Israel

Israel anunciou dois novos projetos habitacionais em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia,Israel continua a expandir seus assentamentos. Funcionários afirmaram que um projecto de lei a ser aprovado pelo parlamento nesta semana, seria anulado $25 milhões para a expansão de projetos de desenvolvimento em Har Homa e Maale Adumim. A lei criaria 500 apartamentos no Har Homa área e outro em 240 Maale Adumim.

No mês passado, ambas os líderes da região Mahmoud Abbas e o Primeiro-Ministro israelita Ehud Olmert assinaram uma declaração de "aderir entendimento", o 2007 Annapolis Conferência de 'Maryland. Este assinalou o primeiro acordo da paz entre as duas partes em mais de sete anos.

No entanto, muitos temem que a liquidação de expansões irá causar tensão entre novos acordos de paz.

O Negociador palestino Saeb Erekat disse: "Esta é uma política totalmente destrutiva. Todos os dias ouvimos falar de um novo plano de expansão de liquidação - isso não pode ser tolerado".

No entanto, Rafi Eitan, ministro israelense de Assuntos Jerusalam ofereceu uma posição diferente.

"Har Homa é parte integrante de Jerusalém e Israel não vai parar a construção ali. Trata-se de Israel tem o dever de prestar os seus cidadãos com um lugar para viver".

No início deste mês, A secretária de estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice tomou uma posição crítica sobre a passagem de uma outra lei, que define a construção de 307 unidades apartamento em Har Homa, dizendo que a expansão seria "Não ajudam a construir confiança conversações para a paz."

Israel anexou Jerusalém Oriental após a Guerra dos seis dias.

Fontes