Irlanda vai nacionalizar o terceiro maior banco do país
15 de janeiro de 2009
Irlanda —
O governo irlandês revelou que vai nacionalizar o banco Anglo Irish para evitar a falência daquela que é a terceira instituição financeira do país. O anúncio foi feito antes de uma reunião dos acionistas, inicialmente marcada para esta manhã, onde se deveria analisar um plano de resgate governamental de mais de mil milhões de euros, entretanto cancelado.
Desde há um mês que o Anglo Irish se encontra seriamente abalado por um escândalo de alegado desvio de fundos por parte do anterior diretor do banco. O parlamento irlandês vai aprovar a nacionalização na próxima semana, assim como a atribuição de ajudas de mil milhões de euros aos dois maiores bancos irlandeses.
Em um comunicado divulgado hoje, o governo afirmou que a fraca posição do banco e as inaceitáveis práticas ocorridas dentro da instituição causaram "sérios danos a sua reputação". No mês passado, o presidente do Anglo Irish Bank, Sean FitzPatrick, renunciou após ter informado que ele transferiu empréstimos que tinha tomado no Anglo Irish Bank para outros bancos em uma ação que mascarava o tamanho dos empréstimos tomados por ele.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
Danniele Chavas. Governo da Irlanda estatiza Anglo Irish Bank— abril.com, 16 de janeiro de 2009
Irlanda vai nacionalizar terceiro maior banco do país— Euronews.com, 16 de janeiro de 2009
Irlanda nacionaliza Anglo Irish Bank, tentando evitar quebradeira nos bancos— Yahoo! Notícias, 16 de janeiro de 2009