Iraque elege presidente curdo

Fonte: Wikinotícias

10 de abril de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A população curda do Iraque celebrou dia 6 de abril a indicação do veterano líder curdo Jalal Talabani como o novo presidente do país. O Parlamento de Iraque também indicou Shi'a Adel Abdul Mahdi e o líder tribal árabe sunita Ghazi Yawar como vice-presidentes.

"Este é o novo Iraque. Um Iraque que elege um curdo para ser o presidente e um ex-presidente árabe como deputado," disse o porta-voz do Parlamento Hajem al—Hassani.

Durante o regime de Saddam Hussein, a minoria sunita dominava o Iraque, enquanto as comunidades xiitas eram oprimidas, e a população curda massacrada. Os curdos formam 20 por cento da população do país, enquanto os xiitas são 60 por cento e os árabes sunitas compõem entre 15 por cento a 20 por cento. Segundo informações divulgadas Jalal Talabani prometeu trabalhar com todas as facções étnicas e religiosas para reedificar o Iraque e rogou aos países vizinhos para que não continuem a incentivar ataques rebeldes contra o país.

Ecoando os comentários de muitos iraquianos curdos, Mohammed Saleh, um curdo de 42 anos em Kirkuk, disse a repórteres: "hoje Jalal Talabani sentou no assento do poder, enquanto Saddam Hussein está sentado na cadeia. Quem imaginaria isso."

Fontes