Iranianos desejam reescrever a história sobre o Holocausto

Fonte: Wikinotícias
Na Wikipédia há um artigo sobre Holocausto.

15 de janeiro de 2006

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Empolgada com as declarações do Presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, a Associação de Jornalistas Islâmicos do Irão se pôs à tarefa de organizar uma conferência internacional sobre o Holocausto.

Mehdi Afzali, porta-voz da Associação de Jornalistas Islâmicos disse: "o Presidente Ahmadinejad chamou a atenção internacional para uma questão muito importante, que é a veracidade da versão de que Europa e os sionistas impuseram ao mundo sobre o assassinato de judeus durante os anos da Grande Guerra. Logo, somos da opinião de que é útil e necessário organizar uma conferência internacional sobre o tema, onde todos os historiadores e investigadores, inclusive aqueles que não acreditam na versão oficial, sejam capazes de expressar-se livremente".

Afzali acrescentou que o objectivo da conferência é oferecer um ambiente democrático para que historiadores examinem em profundidade o "mito" do Holocausto. Ele alegou que nos diversos países europeus há leis anti-democráticas e contra a liberdade que não permitem que intelectuais que acreditam numa outra versão diferente da atual expressem suas idéias.

O iraniano disse que há pesquisadores que chegaram à conclusão de que a história contada na maioria dos livros escolares e universitários encontrados no mundo não corresponderia à verdade.

Entre os possíveis convidados para a conferência estão o jornalista israelense Israel Shamir (convertido ao cristianismo), o alemão Horst Mahler (antigo membro do grupo terrorista Facção do Exército Vermelho), o francês Robert Faurisson e o norte-americano Arthur Butz.

No Irão, livros que negam a existência do Holocausto são muito populares.

Fontes