Irã substitui moeda oficial

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

7 de maio de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Nota de 1 toman (1906), representando Nácer Aldim Xá Cajar

Na segunda-feira (4), o Parlamento do Irã aprovou um projeto de lei sobre a renomeação da moeda nacional. Segundo o projeto, a moeda iraniana será chamada de toman. Antes disso, o nome oficial era rial. Quando trocado, um toman corresponderá a 10.000 riais, uma redução de quatro zeros no valor nominal da moeda.

A substituição da moeda será realizada gradualmente. O período de circulação paralela de toman e rial durará até três anos. O governo iraniano aprovou o projeto de reforma monetária apresentado pelo Banco Central em 2016.

O toman estava em circulação na Pérsia (o antigo nome do Irã) até 1932 , quando foi substituído pelo rial. Agora a substituição reversa é feita para simplificar as liquidações de caixa. Até agora, o toman era considerado uma moeda não oficial, sedo utilizado cotidianamente pelos iranianos, o que causava certa confusão.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com