Irã e Rússia: discussões econômicas agendadas para 11 de Dezembro

26 de novembro de 2006

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Foi divulgado pelas agências de notícia internacionais que o Chefe da RosAtom - Agência Federal Russa de Energia Atômica, Sergei Kiriyenko, encontrará o Ministro das Relações Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, em Teerã em 11 de dezembro para discutir acordos econômicos de interesse mútuo.

Kiriyenko, ex-primeiro ministro russo, propôs em fevereiro deste ano, que a Rússia proveria o Irã com urânio enriquecido para suas usinas de energia nuclear, deste modo evitando a necessidade de o Irã construir instalações que também poderiam ser usadas para produção de armas. Desde então tem havido resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e ameaças de sanções econômicas contra o Irã que insiste em construir instalações para enriquecimento de urânio.

A Rússia está construindo um pequeno reator a água para o Irã em Bushehr mas tem havido demoras no término da construção sob a alegação de "razões técnicas". Os reatores originais em Busheh, que foram comprados da Siemans em 1975, foram bombardeados em 1985 e 1988 pelo Iraque.

A Rússia tem também ajudado no treinamento das tropas iranianas para segurança interna e está entregando projéteis Tor-M1 para o Irã. Estes mísseis são projéteis de defesa do tipo terra-ar com um alcance de cerca de 5,5 quilômetros.

Fontes