Inundações e deslizamentos de terra matam dezenas na Indonésia e em Timor Leste

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

5 de abril de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Lamanele, na Ilha das Flores, destruída após deslizamento de terra

Ao menos 70 pessoas morreram na Indonésia e outras 27 no Timor Leste, após inundações e deslizamentos de terra causados pela atuação de um ciclone na região (veja aqui). Dezenas continuam desparecidas.

Inundações repentinas e deslizamento de terra sazonais matam dezenas de pessoas anualmente na Indonésia e em janeiro passado, 40 pessoas morreram em dois deslizamentos de terra na província de Java Ocidental.

O mau tempo, que deve durar até pelo menos o dia 09 de abril, tem dificultado a atuação das equipes de resgate (veja a previsão oficial do tempo aqui).

Na Indonésia

Na Indonésia, a lama que desceu das colinas atingiu quase 50 casas na vila de Lamenele, pouco depois da meia-noite de sábado, disse Raditya Jati, porta-voz do BNPB, agência de desastres do país. A aldeia está localizada na Ilha das Flores, na província de Nusa Tenggara Oriental. “Dezenas de casas foram enterradas na lama na vila de Lamanele”, disse Raditya.

Na cidade de Bima, na província de Nusa Tenggara, a enchente, após nove horas de chuva, fez as barragens transbordarem em quatro subdistritos, inundando quase 10 mil casas.

Além das 70 mortes relatadas, a agência informou que ao menos 70 pessoas também estão desaparecidas, além de milhares estarem desabrigadas e precisarem de medicamentos, comida, roupas e cobertores.

No Timor Leste

No Timor Leste, a região de Díli, capital do país, foi a mais atingida e ao menos 13 morreram na capital devido os deslizamentos.

Diversas pessoas estão desaparecidas e o governo relata oficialmente 27 mortes em todo país.

Fontes[editar]

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit