Inundação deixa paisagem de Yellowstone 'dramaticamente alterada'

Fonte: Wikinotícias
Yellowstone

15 de junho de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As forças do fogo e do gelo moldaram o Parque Nacional de Yellowstone ao longo de milhares de anos. Os humanos levaram décadas para domá-lo o suficiente para que os turistas o visitassem, muitas vezes no conforto de seus carros.

Em apenas alguns dias, as fortes chuvas e o rápido derretimento da neve causaram uma inundação que pode alterar para sempre a pegada humana nas terras do parque e nas comunidades que cresceram ao seu redor.

A inundação histórica que atingiu Yellowstone nesta semana derrubou pontes e atingiu casas próximas, desviou um rio de pesca popular, possivelmente permanentemente, e pode forçar estradas quase destruídas por torrentes de água a serem reconstruídas em novos lugares.

“A paisagem, literal e figurativamente, mudou drasticamente nas últimas 36 horas”, disse Bill Berg, comissário do condado de Park. “É um pouco irônico que essa paisagem espetacular tenha sido criada por violentos eventos geológicos e hidrológicos, e não ajuda muito quando isso acontece enquanto estamos todos aqui sentados nela.”

A inundação sem precedentes expulsou mais de 10.000 visitantes do parque nacional mais antigo do país e danificou centenas de casas em comunidades próximas, embora surpreendentemente nenhum ferimento ou morte tenha sido relatado. Os únicos visitantes que restaram no enorme parque que se estende por três estados foram uma dúzia de campistas ainda saindo do campo.

O parque pode permanecer fechado por até uma semana, e as entradas norte podem não reabrir neste verão, disse o superintendente Cam Sholly.

“Ouvi dizer que este é um evento de 1.000 anos, o que quer que isso signifique nos dias de hoje. Eles parecem estar acontecendo cada vez com mais frequência”, disse ele.

Sholly observou que algumas previsões meteorológicas incluem a possibilidade de inundações adicionais neste fim de semana.

Dias chuvosos e neve derretendo rapidamente causaram estragos em partes do sul de Montana e do norte de Wyoming, inundando pequenas cidades e cortando energia. Ele chegou ao parque quando a temporada turística de verão, que atrai milhões de visitantes, estava aumentando durante o ano de seu 150º aniversário.

As empresas em Gardiner, atingidas duramente, apenas começaram a realmente se recuperar da contração no turismo causada pela pandemia de coronavírus e esperavam um bom ano, disse Berg.

Fotos do Serviço Nacional de Parques do norte de Yellowstone mostraram um deslizamento de terra, pontes destruídas e estradas bloqueadas.

Em Red Lodge, uma cidade de 2.100 habitantes que é um ponto de partida popular para Yellowstone, um riacho que atravessa a cidade saltou de suas margens e inundou a via principal, deixando trutas nadando na rua.

Os moradores descreveram uma cena angustiante em que a água passou de um filete a uma torrente em apenas algumas horas.

A água derrubou postes telefônicos, derrubou cercas e abriu fissuras profundas no solo em um bairro de centenas de casas. A energia foi restabelecida na terça-feira, mas ainda não havia água encanada no bairro afetado.

Fontes