Internet pela rede elétrica em Bucareste

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
LocationRomania.png

26 de março de 2005

Está previsto que de 10 a 15 residentes, entre os 61 existentes em Bulevar Unirii, em Bucareste, poderão unir-se à Internet pelas linhas da rede elétrica, de acordo com a companhia de eletricidade de Bucareste e da Romênia meridional, Electrica Muntenia Sud. Ela organiza o teste, que está previsto para começar em maio deste ano.

A tecnologia conhecida como Comunicações por Linha de Potência (PLC - Power Line Communications), permite a transmissão de Internet de banda larga e dados de telefonia através da rede elétrica existente. A tecnologia, em uso por 13 mil pessoas em 30 países em todo o mundo, é considerada muito vantajosa devido às altas velocidades e baixo custo. Ela usa a infraestrutura que é já disponível na casa da maior parte das pessoas.

Se o teste em Bulevar Unirii for bem sucedido, a companhia Electrica Muntenia Sud fornecerá o plano de Internet PLC no mercado em larga escala. Acredita-se que ele seja preferido pelos romenos porque a velocidade de transferência de dados a 5Mps custa uma taxa de assinatura mensal de menos de 15 euros.

Bucareste é a primeira cidade no Sudeste da Europa a testar esta tecnologia inovadora.

Fontes