Inelegibilidade de Bolsonaro: com placar em 3x1, Alexandre de Moraes dará voto decisivo amanhã

Fonte: Wikinotícias

29 de junho de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares votaram hoje na ação que pede a inelegibilidade de Jair Bolsonaro. Araújo foi o único a votar a favor do ex-presidente, por considerar que "o discurso feito por Bolsonaro aos embaixadores não teve gravidade suficiente para quebrar a igualdade entre futuros candidatos ao pleito nem influenciar negativamente o comparecimento massivo de eleitores às urnas eletrônicas nas eleições de 2022". Acompanharam o relator Benedito Gonçalves, que ontem votou pela ineligibilidade, Marques e Tavares, o que fez o placar terminar em 3x1.

O julgamento da ação, ajuizada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), será retomado amanhã, quando votarão Cármen Lúcia (vice-presidente do TSE), Nunes Marques e Alexandre de Moraes ( presidente do TSE)

Morais, com quem Bolsonaro se desentendeu diversas vezes em 2022 ao espalhar fake news sobre fraude nas urnas eleitorais, será o último a votar e em caso do ministro votar a favor da inelegibilidade, o placar poderá ficar, no máximo, 4x3 (considerando que Lúcia e Nunes votem a favor do ex-presidente, o que é improvável). Com o placar de 4x3, Bolsonará ficará impedido de disputar qualquer eleição, a nível municipal, estadual ou federal, até o final de 2028.

Os votos

Como votaram os ministros pela ineligibilidade até aqui?

  • Benedito Gonçalves: sim pela ineligibilidade
  • Raul Araújo: não
  • Floriano de Azevedo Marques: sim
  • André Ramos Tavares: sim

Notícias Relacionadas

Fontes