Indonésia: terremoto deixa ao menos 34 mortos
15 de janeiro de 2021
Um forte terremoto de magnitude 6,2 atingiu a ilha de Sulawesi, Indonésia, nesta sexta-feira, matando pelo menos 34 pessoas, destruindo prédios residenciais e comerciais e provocando deslizamentos de terra, disseram autoridades locais.
Mais de 600 pessoas ficaram feridas e muitas outras ficaram presas nos escombros, disseram representantes da Agência Nacional de Mitigação de Desastres da Indonésia. No distrito de Mamuju, equipes de resgate procuram mais de uma dúzia de pacientes e funcionários presos nos escombros de um hospital destruído.
Deslizamentos de terra ocorreram em três locais e bloquearam uma estrada principal que liga Mamuju ao distrito de Majene, disse um porta-voz da agência de desastres.
O terremoto ocorreu às 2h18, horário local, informou o US Geological Survey, com epicentro a 36 quilômetros ao sul do distrito de Mamuju e a uma profundidade de 18 quilômetros.
Ontem (14/01), um terremoto submarino de 5,9 de magnitude atingiu a mesma região, danificando várias casas, mas sem vítimas.
Terremotos, vulcões e tsunamis são comuns na Indonésia devido à sua localização no “Anel de Fogo”, que é uma das áreas mais sismicamente ativas do mundo.
Em 2018, um terremoto de magnitude 7,5 e o tsunami que se seguiu ao tremor mataram mais de 4.000 pessoas em Palu, Sulawesi.
Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 atingiu a costa de Sumatra, no Oceano Índico, e desencadeou um tsunami que matou cerca de 230.000 pessoas na região, a maioria delas na Indonésia.
Notícias Relacionadas
- Terremoto atinge Indonésia e deixa milhares de mortos
- Segundo terremoto em dois dias atinge a Indonésia
- Terremotos atingem a Indonésia
Fonte
- Share on Twitter At Least 34 Die as Strong Earthquake Hits Indonesia, VOA News, 15 de janeiro de 2021.
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |