Terremotos atingem a Indonésia

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sulawesi é a maior ilha da Indonésia.

23 de julho de 2006

Autoridades indonésias disseram que um terremoto subaquático de 6,6 na escala de Richter ocorreu na ilha indonésia de Sulawesi. No início, disseram para os residentes abandonar as áreas costeiras como uma medida de segurança, porém mais tarde informaram que não houve tsunami.

Segundo os relatórios divulgados até agora, não houve nenhum dano.

Na semana passada, um tremor subaquático com uma magnitude de 7,7 produziu um tsunami que assolou uma faixa de 200 km da costa sul de Java. Seiscentas e cinqüenta pessoas pereceram depois que foram atingidas por uma mortal onda marítima de dois metros de altura, e mais de trezentas pessoas ainda estão desaparecidas.

Barcos de busca e a polícia marítima estiveram a procurar pelos corpos das vítimas na costa de Java, mas segundo a Associated Press, as más condições marítimas de hoje forçaram as equipes a abortar as operações.

As regiões que foram mais atingidas, como a pequena cidade de Pangandaran, começam a voltar à normalidade. Contudo, entre as pessoas que procuram abrigo, tem gente que se recusa a voltar para casa com temor de que venha um outro tsunami.

O Presidente da Indonésia disse que estão acelerados os esforços para construir um sistema de alerta de tsunami. Essa idéia surgiu depois do grande tsunami que atingiu a Ásia em 2004. O seu governo foi criticado pelo facto de não ter sido capaz de informar a população local sobre a iminência do tsunami da semana passada.

Ver também

Fontes

Atualizado em 10 de setembro de 2006 . Para maiores informações veja o histórico.