Ilustradora cearense cria desenhos engraçados a partir de situações do cotidiano

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Tribuna do Ceará

14 de janeiro de 2015

Um tomate caminhando com uma pasta recusa-se brincar com os outros porque é “maduro”. Um remédio que evita fazer compras surpérfluas porque é “controlado”. Um peixe que tem nojo de entrar em um aquário porque é “fresco”. Esses são alguns personagens que saíram da imaginação de Juliana Araripe, publicitária cearense de apenas 25 anos.

As artes da ilustradora cearense já tiveram exposições em Teresina e Fortaleza, além de espaços interativos em shoppings destinados às crianças. Suas famosas publicações com trocadilhos fizeram tanto sucesso que deram origem ao livro Jubiloso, que compila ilustrações criadas pela artista e por sugestões de seus seguidores no Instagram. São expressões do cotidiano retratadas com o conhecido bom humor cearense. O livro custa apenas R$ 2, valor referente ao custeio do material. De tantas sugestões que recebeu, a ilustradora já pensa na publicação do Jubiloso 2.

Ao ver a ilustração, a impressão é de um desenho simples, mas ao ler a legenda, a risada vem automática. A partir daí, o público sugere novas expressões que posteriormente são adotadas em novas publicações. “É uma troca muito legal, as pessoas ‘morrem de rir’ e postam também, todo mundo se diverte”, brinca a autora da ideia. Quando a sugestão vem do público, a artista dá o crédito, o que deixa os seguidores mais felizes por aparecerem seus nomes na página.

“Um amigo me disse que eu tinha jeito [pro desenho] e fiz uns cursos por aqui. Depois fui para São Paulo, onde fiquei por um mês, fiz um curso de ilustração e acompanhei o trabalho de outros artistas. Trabalhei em um estúdio e depois fui convidada para assinar um trabalho de camisetas com o Yuri Costa, esse foi o meu primeiro trabalho”, relembra o início da carreira.

Após ver suas artes sendo usadas por outras pessoas, Juliana se empolgou e decidiu fazer especialização em Ilustração Criativa na Espanha. A experiência trouxe novos conhecimentos, cultura e costumes para a artista, que ao retornar para o Brasil trabalhou no estúdio de criação Polegar Opositor até montar seu próprio estúdio, o Patrón. No início, o estúdio começou como uma marca de papelaria – uma forma encontrada para tornar palpável suas ilustrações – até se transformar em um estúdio criativo, espaço reservado para diversos trabalhos, como ilustrações e identidade visual.

Sem dúvidas, um dos personagens de maior visibilidade é o Gogo, uma minhoca bem-humorada que faz sucesso entre as crianças. Com o sucesso, o personagem ganhou até perfil no Instagram, desenhos para colorir e também já ganhou exposição em shoppings com direito a música para o público. O projeto foi realizado em parceria com o músico Filipe Flakes.

Outro personagem inusitado é o Sr. Plástico Bolha. Em parceria com o publicitário Igor Barbosa, Juliana utilizou um rolo de plástico bolha, acrescentou um sorriso e o levou a alguns lugares da cidade com a frase “me abraça”. A ideia fez parte do espaço Vila da Criança, na Casa Cor Ceará de 2014. “Eu me identifico com alguns personagens, quem costuma fazer trabalho autoral acaba colocando um pouco de você neles”, indica.

A arte é essencial para a vida de Juliana, que considera um objetivo de vida levar humor para as pessoas. Apesar de se considerar tímida, a artista acredita que se seus desenhos fazem alguém abrir um sorriso já valeu a pena. “Eu acho que as pessoas precisas levar a vida com mais leveza, mais humor”, conclui a ilustradora cearense.

Fonte

Licença Creative Commons Atribuição Compartilha Igual 3.0 Esta notícia é uma transcrição parcial ou total do site Tribuna do Ceará.
Este texto tem licença Creative Commons Atribuição Compartilha Igual 3.0
.
Veja toda a licença e os termos de uso (copyright) na página da licença
Logomarca da Tribuna do Ceará.

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati