Igreja Ortodoxa Russa rompe comunhão com o Patriarcado Ecumênico de Constantinopla
15 de outubro de 2018
Minsk, Bielorrússia —
Na maior divisão na história moderna da Igreja Ortodoxa, a Igreja Ortodoxa Russa rompeu oficialmente comunhão com o Patriarcado Ecumênico de Constantinopla após um sínodo em Minsk que debateu a recente decisão do sínodo de Constantinopla de conceder total independência aos ortodoxos da Ucrânia, sem apoio da Igreja Ortodoxa Russa, que tem jurisdição histórica sobre a região, em ato que o Metropolita Hilário de Volokolamsk caracterizou como "nulo e canonicamente vazio".
Alguns comentadores já consideram esta a maior divisão da Igreja desde o Grande Cisma em 1054, com a quebra de comunhão entre a maior igreja em número de fiéis (Moscou) e a igreja mantida por ortodoxos do mundo inteiro em lugar de primazia de honra (Constantinopla). O sínodo russo expressou a esperança de que "o senso comum prevalecerá" e Constantinopla sanará a divisão, que alega que esta haveria provocado unilateralmente.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
Russia Today. Biggest split in modern Orthodox history: Russian Orthodox Church breaks ties with Constantinople, 15 de outubro de 2018
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|