IPCC estuda possível revisão da previsão do derretimento dos Himalaias

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Amazônia
Outras notícias sobre o meio-ambiente


19 de janeiro de 2010

O comité do IPCC está a analisar um relatório que indicia uma actualização da previsão de desaparecimento dos Himalaias, que segundo a previsão actual, ocorrerá em 2035, e está a ser posta em causa por um outro relatório elaborado por George Kaser, cientista do Instituto de Glaciologia de Innsbruck.

O relatório, de 2007, conclui que o aquecimento global pode fazer com que os milhares de glaciares dos Himalaias desapareçam se as taxas actuais de ganho de temperatura se mantiverem, o que não vai ao encontro da opinião das autoridades Indianas, e cuja opinião ganhou relevo após Kaser ter publicado um artigo no jornal britânico "Times". Este mesmo relatório concluiu que os glaciares dos Himalaias encontram-se a derreter mais depressa do que os restantes, e ao ser posto em causa levanta questões sobre as outras previsões similares, na sequência do escândalo do Climatgate.


Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati