Hunter Biden indiciado por compra ilegal de armas de fogo

Fonte: Wikinotícias
Hunter em 2014

14 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Hunter Biden, filho do presidente dos EUA, Joe Biden, foi indiciado na quinta-feira, com os promotores alegando que ele comprou ilegalmente uma arma em um momento em que reconhecidamente usava cocaína e mentiu sobre o uso de drogas.

A acusação do filho do presidente injetou imediatamente um novo elemento na campanha para as eleições presidenciais dos EUA em 2024. O jovem Biden poderá ser julgado por três acusações relacionadas a armas nos próximos meses.

Duas acusações decorrem do preenchimento, por Biden, de um formulário exigido para a compra de armas; quando comprou a arma em Wilmington, Delaware, em outubro de 2018, ele teria mentido ao marcar uma caixa dizendo que não era usuário ou viciado em drogas.

O advogado especial David Weiss havia anunciado dias atrás que as acusações seriam apresentadas até o final de setembro.

O advogado de Hunter Biden, Abbe Lowell, acusou Weiss de ceder à pressão política.

“Hunter Biden possuir uma arma descarregada durante 11 dias não era uma ameaça à segurança pública, mas um promotor, com todo o poder imaginável, curvando-se à pressão política representa uma grave ameaça ao nosso sistema de justiça”, alegou o advogado Lowell.

O anúncio da acusação pelo promotor ocorreu após o colapso, em julho, de um acordo judicial no qual Hunter Biden teria se declarado culpado de duas acusações, provavelmente sem necessidade de prisão, e teria sido poupado do processo.

Mas o acordo judicial foi desfeito quando promotores discordaram de um trecho do acordo que dava imunidade permanente de qualquer processo relacionado a uma investigação em andamento sobre milhões de dólares que Biden recebeu recentemente.

Os advogados do jovem Biden argumentaram na audiência de julho que o entendimento deles sobre o acordo judicial era que ele não enfrentaria mais um possível processo por seus ganhos e negócios na Ucrânia e China, enquanto os promotores disseram que esse não era o caso.

Além das acusações de compra de armas, Hunter Biden ainda pode ser processado pelas acusações fiscais e por seus negócios no exterior.

Fontes