Holocausto Ucraniano é lembrado no Congresso Nacional

Fonte: Wikinotícias
Na Wikipédia há um artigo sobre Holodomor.

24 de setembro de 2007

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Vítima do Holodomor numa rua de Kharkiv.

As vítimas da grande violação dos direitos humanos cometida contra a população da Ucrânia, durante o “Holodomor” foram lembradas, na última semana, no Congresso Nacional Brasileiro.

O deputado Eduardo Sciarra (Democratas-PR) aprovou, na Comissão de Direitos Humanos e Minorias, um requerimento de moção que reconhece como genocídio as atrocidades cometidas naquele período. A moção segue agora para o Governo Federal para o devido registro do reconhecimento.

O “Holodomor”, também conhecido como “Grande fome da Ucrânia”, ocorreu durante os anos de 1932 e 1933, durante o governo de Stalin, e estima-se que neste período, de 7 a 10 milhões de pessoas tenham sido torturadas até a morte pela fome, sendo mais de um terço desse número formado por crianças.

Para o deputado, o “Holodomor”, onde tantas pessoas morreram, “é uma tragédia que envergonha a população mundial. O reconhecimento pelo Congresso Nacional e pelo Governo Brasileiro, mais do que um ato de solidariedade tardio com o povo ucraniano, é uma forte manifestação em favor da liberdade contra qualquer tipo de tirania” afirmou.

O reconhecimento como genocídio ou crime contra a humanidade é uma homenagem àquela população e já existe em diversos lugares, como Estados Unidos, Canadá, Estônia, Argentina, Austrália, Itália, Hungria, Lituânia, Geórgia e Polônia.

Fontes