Saltar para o conteúdo

Herança armênia de Karabakh enfrenta ameaça de destruição - Yerevan

Fonte: Wikinotícias

29 de outubro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A milenar herança armênia em Nagorno-Karabakh está enfrentando a ameaça de destruição e distorção da identidade, disse o vice-ministro das Relações Exteriores, Vahan Kostanyan.

Kostanyan fez comentários no Encontro Internacional sobre Proteção e Restauração do Patrimônio Cultural, uma conferência organizada pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Educação, Ciência, Cultura e Esporte, em conjunto com a UNESCO.

Kostanyan disse que no mundo moderno há ataques frequentes ao patrimônio cultural, e a negação da identidade cultural está sendo usada como uma ferramenta para escalar conflitos e perturbar a estabilidade internacional, relata a Armenpress.

"Falsas narrativas são geradas para usar a cultura como uma ferramenta de divisão e não como um fator de unidade. Infelizmente, ainda hoje, os princípios vinculantes das convenções internacionais e das decisões da CIJ estão sendo ignorados, criando precedentes perigosos que ameaçam o sistema global de proteção cultural e refletem o enfraquecimento das instituições e mecanismos internacionais multilaterais", disse Kostanyan.

Ele disse que essas realidades difíceis tiveram pesadas consequências em Nagorno-Karabakh, onde a milenar herança armênia enfrenta a ameaça de destruição e distorção da identidade pelo Azerbaijão.

Kostanyan pediu o fortalecimento de instituições e ferramentas voltadas para a preservação do patrimônio cultural, a fim de resistir a tais ameaças. Ele disse que formas inovadoras devem ser exploradas para preservar o patrimônio conjunto da humanidade.