Havaí: mortes em incêndios florestais chegam a 115; mil pessoas continuam desaparecidas

Fonte: Wikinotícias

23 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Subiu para 115 o número de mortos nos incêndios florestais no Maui, Havaí, há duas semanas, segundo o governo local, que também informou que 100% da área do desastre já foi revistada.

De acordo com o Comunicados de Imprensa do final da tarde de ontem, os incêndios em Olinda e Kula estão 85% contidos, enquanto o de Lahaina, o pior deles, está 90% controlado. Apenas o fogo registrado em Pulehu/Kihei foi declarado 100% contido. "Embora as percentagens de contenção não tenham mudado significativamente nos últimos dias, o Corpo de Bombeiros de Maui (MFD) quer tranquilizar o público de que não há ameaças de incêndio ativas neste momento", diz o Comunidado.

Os incêndios florestais no Havaí já são o desastre natural mais mortal dos Estados Unidos em um século.

As circustâncias do desastre ainda estão sendo investigadas, mas o tempo seco e a passagem do furacão Dora a cerca de 900km a sul do Havaí contribuíram para alastrar o fogo.

Desaparecidos

Conforme o governo do Condado de Maui, entre 1.000 e 1.100 pessoas continuam desaparecidas, mas serviços como o Federal Bureau of Investigation (FBI) e o Departamento de Polícia de Maui (MPD) continuam trabalhando para tentar contato com estas pessoas.

1.400 outras pessoas que originalmente haviam sido reportadas como desaparecidas foram encontradas em segurança.

Desalojados

Ao menos 2.400 pessoas estão em hotéis após ficarem desabrigadas quando suas residências foram consumidas pelo fogo ou a área onde moram tornou-se temporariamente insegura para moradia.

Referências

Notícias Relacionadas

Fontes