Hassan Rohani é eleito presidente do Irã

Fonte: Wikinotícias
O presidente-eleito do Irã Hassan Rohani.

Teerã • 15 de junho de 2013

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O moderado Hassan Rohani venceu a eleição presidencial do Irã, realizadas nessa sexta-feira (14), encerrando seis anos de poder conservador, anunciou hoje o ministro do Interior, Mostafa Mohammad-Najjar. Segundo ele, a taxa de participação nas eleições foi 72,7% dos eleitores aptos a votar.

Apoiado pelas alas moderada e reformadora, Rohani obteve 18,6 milhões de votos (50,68%) no primeiro turno contra os cinco candidatos conservadores, acrescentou o ministro ao apresentar o resultado final da apuração.

Após o anúncio, cerca de mil pessoas concentraram-se em uma das praças centrais de Teerã para festejar a vitória. Eles levavam fotografias de Rohani e entoavam cânticos em sua homenagem.

No norte da cidade, a vitória de Rohani foi celebrada com toques de buzinas de carros. A população exibia retratos de Akbar Hachemi Rafsandjani (ex-presidente, moderado, que apoiou Rohani) e de Rohani e gritava: "Viva Rohani, Rafsandjnai e Khatami [reformista, que também apoiou o presidente eleito]", e "Bye, bye Ahmadinejad".

Os principais adversários de Rohani, o presidente da Câmara de Teerã e conservador Mohammad Bagher Ghalibaf, e o chefe dos negociadores nucleares, Sail Jalili, felicitaram o presidente pela eleição.

O presidente Mahmoud Ahmadinejad também enviou mensagem de felicitações a Rohani. A reeleição de Ahmadinejad em 2009 provocou manifestações de reformistas que denunciaram fraudes. O movimento de contestação foi severamente reprimido e muitos manifestantes foram detidos.

Resultados parciais

Resultados preliminares
Rouhani
  
50,71%
Ghalibaf
  
16,55%
Jalili
  
11,35%
Rezaee
  
10,58%
Velayati
  
6,18%
Gharazi
  
1,21%

Fontes