Hassan Rohani é eleito presidente do Irã

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
O presidente-eleito do Irã Hassan Rohani.

15 de junho de 2013

Teerã — O moderado Hassan Rohani venceu a eleição presidencial do Irã, realizadas nessa sexta-feira (14), encerrando seis anos de poder conservador, anunciou hoje o ministro do Interior, Mostafa Mohammad-Najjar. Segundo ele, a taxa de participação nas eleições foi 72,7% dos eleitores aptos a votar.

Apoiado pelas alas moderada e reformadora, Rohani obteve 18,6 milhões de votos (50,68%) no primeiro turno contra os cinco candidatos conservadores, acrescentou o ministro ao apresentar o resultado final da apuração.

Após o anúncio, cerca de mil pessoas concentraram-se em uma das praças centrais de Teerã para festejar a vitória. Eles levavam fotografias de Rohani e entoavam cânticos em sua homenagem.

No norte da cidade, a vitória de Rohani foi celebrada com toques de buzinas de carros. A população exibia retratos de Akbar Hachemi Rafsandjani (ex-presidente, moderado, que apoiou Rohani) e de Rohani e gritava: "Viva Rohani, Rafsandjnai e Khatami [reformista, que também apoiou o presidente eleito]", e "Bye, bye Ahmadinejad".

Os principais adversários de Rohani, o presidente da Câmara de Teerã e conservador Mohammad Bagher Ghalibaf, e o chefe dos negociadores nucleares, Sail Jalili, felicitaram o presidente pela eleição.

O presidente Mahmoud Ahmadinejad também enviou mensagem de felicitações a Rohani. A reeleição de Ahmadinejad em 2009 provocou manifestações de reformistas que denunciaram fraudes. O movimento de contestação foi severamente reprimido e muitos manifestantes foram detidos.

Resultados parciais

Resultados preliminares
Rouhani
  
50,71%
Ghalibaf
  
16,55%
Jalili
  
11,35%
Rezaee
  
10,58%
Velayati
  
6,18%
Gharazi
  
1,21%

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati