Haiti requer que tropas dos EUA e da ONU protejam a infraestrutura

Fonte: Wikinotícias

10 de julho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

O Haiti pediu aos Estados Unidos e às Nações Unidas que enviem tropas ao país para proteger a infraestrutura essencial após o assassinato do presidente Jovenel Moïse.

O ministro eleitoral, Mathias Pierre, disse à mídia, incluindo a Reuters e a Agence France-Presse, que o pedido de assistência às tropas dos EUA foi feito na quarta-feira durante uma conversa entre o primeiro-ministro interino do Haiti, Claude Joseph, e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken. Ele disse que Joseph fez um pedido de tropas da ONU para o Conselho de Segurança da ONU na quinta-feira.

"Estávamos em uma situação em que acreditávamos que a infraestrutura do país - porto, aeroporto e infraestrutura de energia - poderia ser um alvo", disse o ministro das Eleições, Pierre, à Reuters.

A Reuters citou um alto funcionário anônimo do governo dos EUA que disse que os Estados Unidos não têm planos de fornecer assistência militar ao Haiti "neste momento".

As Nações Unidas não responderam imediatamente a um pedido de comentários da AFP.

Na sexta-feira, o governo Biden disse que estava enviando altos funcionários do Federal Bureau of Investigation (FBI) e do Departamento de Segurança Interna (DHS) para Port-au-Prince, Haiti, em resposta a um pedido do governo haitiano por segurança e assistência investigativa.

Notícias relacionadas

Fonte