Haiti: O Conselho de Segurança da ONU renova o mandato da força multinacional
30 de setembro de 2024
Numa reunião realizada hoje, as autoridades das Nações Unidas adoptaram a resolução 2751 para autorizar a força multinacional a ser destacada no país.
A força multinacional liderada pelo Quénia tem a missão de ajudar a Polícia Nacional do Haiti a lutar contra as gangues que ocupam cerca de 80% de Porto Príncipe, segundo o último relatório publicado por Loni.
A força multinacional que começou a ser destacada em junho no Haiti afirma ter feito muitos progressos no sentido de levar segurança a alguns bairros da capital.
O Presidente do Quénia, William Ruto, que desembarcou no Haiti no sábado, 21 de setembro de 2024, aplaudiu com satisfação pelos progressos que viu em questões de segurança.
Ruto citou a área do aeroporto, antes atacada por homens armados, e hoje protegida.
Para continuar a ajudar a polícia a conter as gangues, o presidente Ruto promete adicionar mais 600 policiais aos 400 já existentes.
Sublinhamos que a Guiné manifestou o seu interesse em integrar a missão multinacional. O primeiro-ministro da Guiné, Amadou Oury Bah, anunciou que está disposto a ter 650 policiais e gendarmes para lutar contra as gangues no Haiti.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((ht)) Ayiti: Konsèy Sekirite Nasyonzini Renouvle Mandan Fòs Miltinasyonal la — Voz da América, 30 de setembro de 2024
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |