Grupo ucraniano Kalush Orchestra vence o Eurovision 2022

Fonte: Wikinotícias

17 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Kalush em abril de 2022

Em 15 de maio passado, a Orquestra Kalush da Ucrânia venceu o Eurovision Song Contest 2022 com 631 votos, interpretando a música Stefania. Esta é a terceira vitória do país, após as conquistas de 2004 e 2016.

Após votação do júri, Sam Ryder, do Reino Unido, ficou na liderança com a música Space Man com 283 pontos, mas a Orquestra ficou à frente do Reino Unido, Suécia e Espanha com o apoio dos votantes por telefone, arrecadando 439 votos do público.

Ao final de seu discurso, o solista do grupo, Oleg Psyuk, gritou do palco: “por favor, ajude a Ucrânia, Mariupol. Ajude a Azovstal agora mesmo.” Imediatamente depois disso, as consultas de pesquisa pela palavra Azovstal aumentaram várias vezes [referência ao complexo siderúrgico e metalúrgico de Azovstal, local que ofereceu resistência às tropas russas no cerco a Mariupol].

Slogans políticos são proibidos na competição, mas os organizadores do evento comentaram que sua declaração não era política, mas de natureza humanitária. Psyuk em uma conferência de imprensa explicou sua declaração: “este é um grande problema para o nosso país. Mais de 1.000 pessoas foram cercadas por todos os lados e não podem sair. Pedimos aos países que se juntem para ajudar as pessoas. Precisamos falar sobre isso. Agora tem muitos jornalistas aqui e se cada um de vocês escrever sobre isso, também vai nos ajudar. Talvez as pessoas que fazem essa pergunta não entendam a extensão do problema em nosso país. Eu conhecia os riscos, mas não podia perder a chance de declarar isso para 200 milhões de pessoas.”

Fontes