Grupo ligado à Al Qaeda diz ser autor de ataque a prisão no Iraque
4 de abril de 2005
Um grupo da Al Qaeda diz ser responsável pelo ataque de sábado contra a prisão de Abu Ghraib no Iraque. Os militares dos Estados Unidos da América divulgaram relatórios que dizem que 44 soldados americanos e 12 prisioneiros iraquianos foram feridos, alguns com muita gravidade.
O ataque ocorreu no fim do dia e início da noite. Outros ataques violentos também têm ocorrido nos últimos dias em outros pontos do país.
Uma declaração colocada num sítio da internet por extremistas islâmicos no domingo, diz:"Seus irmãos da organização Al Qaeda, pela Guerra Santa, lançaram no Iraque um ataque bem planejado contra a prisão de Abu Ghraib, onde estão detidos muçulmanos, homens e mulheres."
Jornalistas da GNN dizem que o comandante do exército americano primeiro-tenente Adam Rondeau disse "Este foi obviamente um ataque muito bem organizado e bastante grande."
Fontes
- Republished from Aljazeera.net. Abu Ghraib prison attacked; 56 injured — Guerilla News Network, April 3, 2005
- Al Qaeda Claims Raid on Abu Ghraib Prison [inativa] — Reuters, April 3, 2005. Página visitada em 4 de abril de 2005
. Arquivada em 9 de abril de 2005 - US says 56 injured in Abu Ghraib attack [inativa] — New Kerala, April 3, 2005. Página visitada em 4 de abril de 2005
. Arquivada em 21 de março de 2007