Greta Thunberg anuncia retorno à escola após ano sabático
25 de agosto de 2020
Em 24 de agosto, a ativista ambiental sueca Greta Thunberg anunciou que estava retornando à escola, após um ano de campanha global destinada a deter as mudanças climáticas.
A jovem de 17 anos postou uma foto no Twitter de bicicleta e com mochila escolar. A última vez que ela visitou uma escola foi em junho de 2019, após isso realizou várias reuniões ambientais e políticas com dignitários e celebridades, exigindo o desenvolvimento sustentável e acusando chefes de Estado de ignorar um desastre global que se aproxima.
Para tanto, ela cruzou o Atlântico em um iate, tentando chamar a atenção para as emissões de dióxido de carbono das aeronaves e propor o que chamou de alternativa ecológica. Na América do Norte, a jovem falou aos líderes mundiais na sede das Nações Unidas durante uma cúpula do clima, brigou com o presidente Donald Trump, se reuniu com o ex-presidente Barack Obama, viajou usando um carro elétrico da empresa americana Tesla, alugado pelo ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.
O último ponto de sua viagem era para ser outra conferência das Nações Unidas na cidade de Santiago do Chile (Chile), mas houve um levante popular, então a ativista após os Estados Unidos voltou à Europa para participar de outra conferência em Madrid (Espanha).
Em 20 de agosto, Greta se reuniu com a chanceler alemã Angela Merkel, que agora também é presidente do Conselho Europeu. Ela exigiu parar todos os investimentos em combustíveis fósseis e estabelecer um orçamento anual para fins de ação climática, com base na maioria das pesquisas científicas atuais.
Ela criticou particularmente o plano do G20 que visa restaurar a economia mundial atingida pela pandemia, já que de acordo com esse plano as indústrias ligadas aos combustíveis fósseis receberão mais subsídios do que as ligadas às energias renováveis. Agora, 60-70% da energia mundial é produzida pela queima de combustíveis fósseis.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
Damian Carrington. Greta Thunberg returns to school after year of climate activism— The Guardian, 25 de agosto de 2020
Damian Carrington. Another two years lost to climate inaction, says Greta Thunberg— The Guardian, 19 de agosto de 2020
Jack Guy. Greta Thunberg: What she did during her year-long school break— BBC, 25 de agosto de 2020
![]() | Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Greta Thunberg revenis al lernejo", proveniente de Wikinotícias em Esperanto. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|