Greenpeace e Quercus tentaram bloquear carregamento de madeira da Amazónia
Portugal • 22 de março de 2005
No dia 22 de março á tarde,activistas da Quercus e da Greenpeace tentaram impedir a entrada no Navio Cipriota “Skyman” no Porto de Leixões pendurando-se na ponte em rapel e bloqueando o seu percurso.
Os activistas protestam contra a importação de madeira proveniente de abates ilegais na floresta da Amazônia. Segundo estas organizações, Portugal, além de importar para consumo próprio de madeiras provenientes de abates ilegais, serve de porta de entrada para a Europa destas mercadorias.
O navio com a madeira acabou por conseguir descarregar a sua carga, atracando num outro cais situado antes no ponto de bloqueio. Três militantes da Greenpeace foram conduzidos, para identificação á Capitania do Porto. Foram ainda detidos outros três operacionais das organizações envolvidas, que se se encontravam em cima do tabuleiro da ponte durante o protesto, e que participaram directamente na acção.
Fontes
- Lusa. Greenpeace e Quercus tentaram bloquear carregamento de madeira da Amazónia [inativa] — Jornal Público, 22 de março de 2005. Página visitada em 23 de março de 2005
. Arquivada em 18 de dezembro de 2005
- n/c. Greenpeace em acção de protesto em Leixões — Correio da Manhã, 22 de março de 2005
- n/c. Leixões: Greenpeace e Quercus tentaram bloquear carregamento de madeira da Amazónia [inativa] — Jornal Digital, 22 de março de 2005. Página visitada em 23 de março de 2005
. Arquivada em 4 de março de 2006
Páginas externas
- Sítio da Quercus- Organização Não Governamental Portuguesa.
- Greenpeace - Organização não Governamental Internacional.
- Forest Stewardship Council of Canada- Organização não governamental para a gestão das florestas, recomenda políticas de gestão florestal.