Grécia recebe aliados do Golfo para fórum; Turquia critica

Fonte: Wikinotícias

13 de fevereiro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Turquia criticou um fórum organizado pela Grécia em Atenas junto com seis outras nações, declarando que é uma tentativa de formar uma aliança “hostil” contra Ancara, reporta o Middle East Eye .

A Grécia anunciou que a iniciativa, formalmente chamada de Fórum Filia (Amizade), foi uma tentativa de construir uma ponte entre o Mediterrâneo Oriental e o Golfo, com os Bálcãs e o resto da Europa.

“Para atingir seus objetivos, essas forças realizam uma série de ações ilegais e irracionais, como o memorando turco-líbio”, disse o ministro das Relações Exteriores grego, Nikos Dendias, sobre o acordo marítimo da Turquia com Trípoli, que criou uma zona econômica exclusiva mais ampla para Ancara.

“Eles ameaçam ou usam a força, ocupam territórios de outros países, apoiam grupos extremistas ou ideologias extremistas, apoiam o terrorismo, interferem nos assuntos internos de outros estados, com o objetivo final de derrubar governos não-aliados”, acrescentou Dendias.

O chanceler turco acusou Dendias de "caluniar" a Turquia no encontro, que aconteceu em Atenas com a participação do Egito, França, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Chipre.

“As acusações infundadas e as calúnias contra a Turquia proferidas pelo ministro das Relações Exteriores da Grécia durante a coletiva de imprensa realizada na conclusão deste fórum, que supostamente não é 'dirigido a ninguém', demonstra que esta iniciativa é na verdade uma tentativa de formar uma aliança baseado na hostilidade para com a Turquia, ao invés de 'amizade' como afirmado”, disse o chanceler.

Fonte