Governo lança portal repaginado de software livre

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa

13 de abril de 2008

Mapa de Brasil

Um novo portal do governo federal será lançado amanhã (14), com o intuito de popularizar o uso de software livre, sistema que permite a qualquer usuário acessar e alterar a área em que estão registradas as informações que fazem o programa funcionar, o chamado código fonte. Saiba mais.

O portal terá informações do Poder Executivo para a população e para os servidores do governo, como documentos oficiais, pronunciamentos, decretos, programas etc. A intenção, segundo o gerente de inovações tecnológicas da Secretaria de Logística Tecnologia e Informação do Ministério do Planejamento, Corinto Neffe, é disponibilizar um grande acervo de soluções livres, projetos e ações em que o governo esteja trabalhando com software livre, e que tornem mais clara a política desse sistema.

Neffe conta que o portal é um redesenho do www.softwarelivre.gov.br e desenvolvido em parceria com a Presidência da República, Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Ministério da Cultura (MinC).

Segundo ele, o software livre faz com que o usuário não dependa de fornecedor, tenha maior disponibilidade de customização do ambiente e maior independência no uso da tecnologia. “Então, o software livre serve para isso, dar mais autonomia, soberania e independência”.

Nesta semana, será realizada a nona edição do Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre. Confira a página oficial do evento.

Fontes