Governo lança portal repaginado de software livre

Fonte: Wikinotícias

13 de abril de 2008

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Mapa de Brasil

Um novo portal do governo federal será lançado amanhã (14), com o intuito de popularizar o uso de software livre, sistema que permite a qualquer usuário acessar e alterar a área em que estão registradas as informações que fazem o programa funcionar, o chamado código fonte. Saiba mais.

O portal terá informações do Poder Executivo para a população e para os servidores do governo, como documentos oficiais, pronunciamentos, decretos, programas etc. A intenção, segundo o gerente de inovações tecnológicas da Secretaria de Logística Tecnologia e Informação do Ministério do Planejamento, Corinto Neffe, é disponibilizar um grande acervo de soluções livres, projetos e ações em que o governo esteja trabalhando com software livre, e que tornem mais clara a política desse sistema.

Neffe conta que o portal é um redesenho do www.softwarelivre.gov.br e desenvolvido em parceria com a Presidência da República, Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Ministério da Cultura (MinC).

Segundo ele, o software livre faz com que o usuário não dependa de fornecedor, tenha maior disponibilidade de customização do ambiente e maior independência no uso da tecnologia. “Então, o software livre serve para isso, dar mais autonomia, soberania e independência”.

Nesta semana, será realizada a nona edição do Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre.

Fontes