Governo da Índia tenta renomear a nação como Bharat, diz imprensa

Fonte: Wikinotícias
Bandeira da Índia (ou Bharat)

10 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Especulações surgiram se o governo hindu do primeiro-ministro Narendra Modi está mudando o nome da Índia, à medida que o nome "Bharat" ganha uso na cimeira do G20.

No início do evento no sábado, o cartaz em frente ao primeiro-ministro Modi dizia Bharat. No seu discurso de abertura em hindi, Modi disse: “Bharat dá as boas-vindas aos delegados como presidente do G20”.

O debate sobre uma possível mudança começou no início desta semana, depois que um convite para jantar do presidente Draupadi Murmu aos países do G20 ter sido enviado pelo “presidente de Bharat”.

A questão gerou uma enxurrada de comentários. Os que apoiam defendem que Bharat deve ser o nome oficial, enquanto outros denunciam-no como uma tentativa do Partido Bharatiya Janata, ou BJP, de Modi, no poder, para agitar a sua base nacionalista antes das eleições gerais do próximo ano.

Os historiadores dizem que ambas as nomenclaturas, Índia e Bharat, têm sido usadas há séculos. A palavra Índia tem sua origem no Rio Indo, que era chamado de “Sindhu” em sânscrito, enquanto o nome Bharat é uma palavra sânscrita usada nas antigas escrituras. Os governantes britânicos adotaram o nome Índia.

O governo não comentou por que “Bharat” está recebendo mais atenção. Um livreto divulgado na cúpula dizia que Bharat é o nome oficial do país. As autoridades indianas usavam distintivos que diziam “Oficial Bharat”.

O analista político Shastri aponta razões culturais – Bharat é o nome comumente usado para se referir ao país em hindi e outras línguas regionais. O pai ideológico do Partido Bharatiya Janata, Rashtriya Swayamsevak Sangh, há muito que defende a utilização de “Bharat”.

O Partido do Congresso, da oposição, denunciou o debate como uma distração das questões prementes que o país enfrenta, como o desemprego e a inflação.

O líder sênior do Partido do Congresso, Shashi Tharoor, postou no X, anteriormente conhecido como Twitter: “Poderíamos, é claro, nos chamar de Aliança para a Melhoria, Harmonia e Avanço Responsável para o Amanhã (BHARAT). Então, talvez o partido no poder possa parar esse jogo tolo de mudança de nomes”.

Durante o seu governo de nove anos, o BJP renomeou cidades e ruas que tiveram origem na época mogol ou na era britânica, dizendo que era hora da Índia se livrar da bagagem do domínio estrangeiro. A cidade de Allahabad, no norte, batizada pelos governantes mogóis, foi batizada de Praygaraj, uma palavra sânscrita. A rua ao longo da residência do primeiro-ministro, anteriormente conhecida como Race Course Road, agora é chamada de “Lok Kalyan Marg”.

Abandonar oficialmente o nome Índia e mudar exclusivamente para Bharat, no entanto, pode não ser fácil porque a mudança exigiria uma alteração constitucional que necessita do apoio de dois terços do parlamento. Embora o BJP pudesse facilmente reunir os números na Câmara Baixa, conseguir esse apoio na Câmara Alta seria mais difícil.

Fontes