Governo britânico acusa Rússia de recrutar asiáticos para lutarem na Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

11 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O conselheiro militar do Reino Unido, Ian Stubbs, disse recentemente durante um discurso em Viena para líderes da OSCE que migrantes da Ásia Central que trabalham na Rússia têm sido recrutados para lutar na Ucrânia. "Nos escritórios de imigração, funcionários que falam tadjique e uzbeque tentam recrutar migrantes rotineiramente", enfatizou, apontando que a Radio Free Europe informou que os recrutadores oferecem um bônus de US$ 2.390 na hora da inscrição e salários de até US$ 4.160 por mês.

Os migrantes também recebem a cidadania russa em cerca de seis meses, quando um processo normal de pedido de cidadania dura em média cinco anos.

A guerra na Ucrânia já dura quase 15 meses, com Putin voltando a acusar o Ocidente de ser o causador do conflito durante um desfile no dia 09 passado. Já Stubbs disse durante seu discurso que declarações de autoridades russas não devem ser levadas a sério, uma vez que "a ironia disso vem de um país que invadiu a Geórgia em 2008, anexou ilegalmente a Crimeia em 2014 e depois lançou uma invasão não provocada, ilegal e sem sentido em grande escala da Ucrânia em 24 de fevereiro do ano passado".

Notícias Relacionadas

Fontes