Governo brasileiro vê com preocupação conflito na Ossétia do Sul, diz Itamaraty

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

9 de agosto de 2008

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Ministério da Relações Exteriores informou , por meio de nota, que o o governo brasileiro acompanha “com preocupação os episódios de escalada de violência na Ossétia do Sul (Geórgia) e lamenta a perda de vidas no conflito”.

O conflito na região, que desde o fim da extinta União Soviética luta pela independência da Geórgia, começou na madrugada de hoje (8). De acordo com a BBC Brasil, centenas de pessoas já foram mortas. Cerca de 150 tanques e outros veículos militares russos entraram na capital da Ossétia da Sul, horas depois de o governo da Geórgia anunciar que havia tomado controle da cidade, Tskhinvali. O país agora controla uma parte da capital e os russos, que apóiam os separatistas, outra parte.

“O Brasil repudia o recurso à violência e defende a solução pacífica de controvérsias. Conclama as partes envolvidas a buscar o diálogo, com vistas ao imediato cessar-fogo e à conciliação para a restauração da paz e da segurança na região, com base no Direito Internacional”, informa o Itamaraty.

Fontes