Saltar para o conteúdo

Genes antigos identificam quando humanos e neandertais se misturaram

Fonte: Wikinotícias

13 de dezembro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Neandertais e humanos provavelmente se misturaram e se misturaram durante um período de tempo estreito há 45.000 anos, relataram cientistas na quinta-feira.

Os pesquisadores analisaram genes antigos para identificar o período de tempo, que é um pouco mais recente do que as estimativas anteriores para o acasalamento, informou a AP.

Os humanos modernos surgiram na África há centenas de milhares de anos e eventualmente se espalharam para a Europa, Ásia e além. Em algum lugar ao longo do caminho, eles se encontraram e acasalaram com os neandertais, deixando uma impressão digital duradoura em nosso código genético.

Os cientistas não sabem exatamente quando ou como os dois grupos se envolveram. Mas fragmentos de ossos antigos e genes estão ajudando os cientistas a descobrir isso.

Para definir a linha do tempo, os pesquisadores espiaram alguns dos genes humanos mais antigos do crânio de uma mulher na República Tcheca, onde foi encontrado. Eles também examinaram fragmentos ósseos de uma população humana primitiva em Ranis, Alemanha, a cerca de 230 quilômetros de distância. Eles encontraram trechos de DNA neandertal que colocaram o acasalamento em cerca de 45.000 anos atrás.

Em um estudo separado, os pesquisadores rastrearam sinais de Neandertal em nosso código genético ao longo de 50.000 anos. Eles encontraram genes neandertais relacionados à imunidade e ao metabolismo que podem ter ajudado os primeiros humanos a sobreviver e prosperar fora da África.