Gambia: Presidente derrotado deixa o poder após esvaziar os cofres do Estado
25 de janeiro de 2017
O presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, derrotado nas últimas eleições, finalmente desistiu de continuar no poder - levando carros de luxo e milhões de dólares com ele. Observando a partida da aeronave transportando Yahya Jammeh para fora do país, os observadores podiam ver o sorriso de quem governou o país por 22 anos. Segundo depoimentos de funcionários do governo, ele levou milhões de dólares dos cofres do Estado.
Comentários de outro porta-voz do novo presidente eleito Adama Barrow, mais tarde lançou dúvidas sobre as alegações de roubo "tudo está intacto". Não está claro se ele estava contradizendo a afirmação anterior de Barrow ou só afirmando que o roubo de Jammeh não se estendiam ao Banco Central.
Jammeh que voou para o exílio não comentou as alegações. Ele se recusava a aceitar os resultados eleitorais mas finalmente deixou a Gâmbia após a mediação de líderes regionais e da ameaça de intervenção dos militares.
Notícias relacionadas
Fonte
- ((en)) Kevin Sieff. Gambia’s defeated president finally gave up power — and took luxury cars and millions of dollars with him — The Washington Post, 23 de janeiro de 2017
- ((en)) The Gambia 'missing millions' after Jammeh flies into exile — BBC, 23 de janeiro de 2017
- Redacção. Gâmbia: Estados da África ocidental determinam retirada de Yahya Jammeh — VOA, 20 de janeiro de 2017
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |