GP do Bahrein: Verstappen marca primeira pole position da F1 em 2021; Hamilton é 2.º

Fonte: Wikinotícias

27 de março de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O piloto neerlandês Max Verstappen iniciou o campeonato de 2021 da Fórmula 1 com muito boa sorte. Ele fez a pole position além de marcar também a volta do fim de semana (1min28s997) confirmando seu favoritismo. Verstappen já havia sido o mais rápido em todos os treinos livres.

O piloto da Red Bull Racing pleiteou uma disputa implacável com o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), mas conseguiu derrotar o atual campeão mundial, que vai largar na segunda colocação no grid da corrida de abertura deste ano, neste domingo, às 12h (de Brasília). O finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) conseguiu o terceiro lugar e vai ter ao seu lado na segunda fila Charles Leclerc, da Scuderia Ferrari.

Verstappen demonstrou-se otimista para a corrida:

“Tivemos uma ótima semana de testes [na pré-temporada], mas não há garantias de que isso se repita nos finais de semana de corrida. O carro está muito bom e, é claro, estou feliz com a pole position […] Estou ansioso por amanhã. Precisamos de uma largada limpa para levarmos a partir daí,” afirmou.

A entrevista foi conduzida pelo ex-piloto escocês David Coulthard que completa 50 anos hoje e acabou vítima de uma brincadeira de Verstappen. Ao final da conversa, o neerlandês buscou uma torta para comemorar o aniversário, porém, o jovem piloto da Red Bull atirou a torta na cara de Coulthard, que não conseguiu escapar.

Citações

1.º: Max Verstappen
2.º: Lewis Hamilton

“É uma sensação ótima estar na pole e nunca tive um início de temporada como este. Depois da vitória em Abu Dhabi, toda a equipe tem se esforçado muito e está ainda mais motivada. Ainda não há garantia para o resto do ano, mas todos aqui e lá na fábrica fizeram um ótimo trabalho para me dar um carro como este, e devem estar muito orgulhosos. A Honda também tem trabalhado muito, como todos os anos. Eles estão sempre à disposição, e como nós, só querem vencer. É realmente agradável trabalhar com eles e são muito apaixonados, o que eu gosto, por isso, um grande crédito para a Honda pelo resultado de hoje. Depois de testar, é sempre difícil saber onde você está e realmente não sabíamos como seria na qualificação, mas quando você faz uma volta como essa no Q3 e se sente tão bem no carro, você pode ficar feliz. Temos que terminar amanhã, mas se eu puder ter uma boa largada, estou confiante de que podemos fazer um bom trabalho.” — Max Verstappen, o pole position

“Quase quatro décimos na qualificação, isso é bastante alucinante. Fiquei muito contente com as voltas que fiz e penso que trabalhámos bem ao ganhar tempo depois do teste […] No Q2 eu pensei ‘uau, estamos perto’, talvez estejamos mais perto do que pensávamos. E então ele fez aquela volta e eu pensei ‘tudo bem, deixa para lá. Eles foram mais rápidos no longo prazo, principalmente no início e depois um pouco mais perto. Amanhã eles têm pelo menos um ou dois décimos de vantagem sobre nós, talvez até mais. Vou fazer tudo o que puder para torná-lo o mais emocionante possível” — Lewis Hamilton, 2.º colocado no grid de largada.

“Eu não esperava, o fim de semana está sendo difícil. Eu não tenho muita confiança na traseira do carro, e o desempenho dos freios está muito diferente do visto nos testes […] É a primeira classificação do ano, então você não sabe muito bem o que esperar, mas estou feliz o nono lugar. Eu certamente tinha grandes expectativas para a classificação. As mudanças do vento e o clima mais frio, essas coisas jogam a favor do meu estilo de pilotagem. Importa menos na corrida porque você precisa cuidar dos pneus, mas você fica com aquela adrenalina durante a classificação” — piloto espanhol Fernando Alonso, que classificou-se em 9.º lugar.

Confira o grid de largada:

  1. Netherlands Max VerstappenRed Bull Racing
  2. United Kingdom Lewis HamiltonMercedes-AMG Petronas
  3. Finland Valtteri BottasMercedes-AMG Petronas
  4. Monaco Charles LeclercScuderia Ferrari
  5. France Pierre GaslyScuderia AlphaTauri
  6. Australia Daniel RicciardoMcLaren
  7. United Kingdom Lando NorrisMcLaren
  8. Spain Carlos Sainz Jr.Scuderia Ferrari
  9. Spain Fernando AlonsoAlpine F1 Team
  10. Canada Lance StrollAston Martin
  11. Mexico Sergio PérezRed Bull Racing
  12. Italy Antonio GiovinazziAlfa Romeo
  13. Japan Yuki TsunodaScuderia AlphaTauri
  14. Finland Kimi RäikkönenAlfa Romeo
  15. United Kingdom George RussellWilliams Racing
  16. France Esteban OconAlpine F1 Team
  17. Canada Nicholas LatifiWilliams Racing
  18. Germany Sebastian VettelAston Martin
  19. Germany Mick SchumacherHaas F1 Team
  20. Russia Nikita MazepinHaas F1 Team

Fontes