Furacão Ian toca terra na Flórida com ventos de 240km/h

Fonte: Wikinotícias

28 de setembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Ian quando tocou terra na Flórida

O furacão Ian tocou terra no oeste da Flórida, perto da ilha de Cayo Costa, por volta das 15 horas, em horário local, como um superfuracão de categoria 4, com ventos sustentados de 240km/h (150 mph), segundo o NHC. Por volta das 16 horas ele tocou terra também na Flórida continental, pouco a sul de Punta Gorda, com ventos sustentados um pouco inferiores, de 235km/h (145 mph).

O sistema deve perder um pouco de sua força durante a noite, mas os ventos ainda podem passar de 100km/h perto de Orlando, enquanto ruma para o nordeste da Flórida, onde deve desembarcar no Atlântico amanhã à tarde perto de Daytona Beach.

Sobre o Atlântico, deve voltar a ganhar força, deixando em alerta o sudeste da Geórgia e o sudoeste da Carolina do Sul, já que está previsto que toque terra novamente numa área fronteiriça entre os dois estados na sexta-feira, 30 de setembro.

Furacão bestial

A Metsul chamou o furacão de "bestial", salientando que é um dos mais intensos a ter tocado terra na história no estado e país, empatando como o quarto mais forte furacão a ter tocado terra no estado da Flórida, considerando a velocidade do vento.

Além dos ventos, inundações extremas são esperadas, não só devido as chuvas intensas, mas porque os ventos violentos empurraram a água do mar para terra no que se denomina de maré de tempestade com uma parede de água de vários metros tomando as cidades costeiras.

Segundo a Metsul, prevê-se que Ian submerja quase inteiramente as ilhas barreira de Marco, Big Hickory, Estero, Captiva, North Captiva, Sanibel, Cayo Costa, Gasparilla e Pine.

Notícias Relacionadas

Fontes