Furacão Henri pode atingir nordeste norte-americano nas próximas horas

Fonte: Wikinotícias

21 de agosto de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Henri nas imagens de satélite. Foto: NASA/Reprodução

O furacão Henri, que está na categoria 1, pode atingir o nordeste dos Estados Unidos em 36 horas, segundo o NHC (National Hurricane Center)

As autoridades da Nova Inglaterra, Nova York, Massachusetts, New Hampshire, Connecticut, Maine, Vermont e Rhode Island estão de prontidão com novas atualizações.

A tormenta se formou a cerca de 500 km das ilhas Bermudas, fez landfall enquanto tempestade tropical, e se transformou em furacão 5 dias depois de sua formação, em 16 de agosto.

Anos atrás uma outro sistema conhecido, já impactou o nordeste do país: o furacão Sandy, que provocou muitos estragos numa das cidades mais populosas do mundo, Nova York.

Na Nova Inglaterra, a última vez que um furacão atingiu o estado, foi há exatos 30 anos atrás, em 1991 com o furacão Bob. Já em Long Island, o último furacão a atingir o estado, foi o Glória em 1985.

O governador do estado Andrew Cuomo disse que "É tão grave quanto um ataque cardíaco" esta notícia, já que num dos locais que a tormenta pode atingir, está veraneios de muitas pessoas ricas. "Será um evento que durará aproximadamente 26 horas", disse Cuomo, alertando os nova-iorquinos para esperarem "quedas de energia significativas" e "inundações significativas" em alguns subúrbios da cidade.

O NHC, no último boletim divulgado agora há pouco, alertou sobre perigosas tempestades e muito vento com risco iminente de ressaca e inundações severas. Os volumes podem passar dos 25 centímetros em áreas isoladas.

Fontes