Furacão Grace golpeia o México fortemente

Fonte: Wikinotícias
O Furacão Grace ao impactar a costa do México.
Imagem: NASA (Website) NOAA (Satellite)/Wikimedia Commons.

28 de agosto de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O furacão Grace causa estragos até 20 estados do México após ingressar novamente ao território daquele país pela costa do Golfo do México na madrugada de 21 de agosto. Os efeitos ocorreram principalmente no estado de Veracruz. O meteoro se tornou categoria 3 na escala Saffir-Simpson após cruzar do Caribe, passar pela Península de Yucatán e ganhar força novamente.

Nos últimos dias, Grace atingiu como furacão categoria 2 a Península de Yucatán, área na qual causou danos menores e a suspensão da enegia elétrica a 700.000 pessoas. Depois de cruzar o Golfo do México, Grace voltou ao México e provocou grandes danos no estado costeiro de Veracruz, adicionando 8 mortes e 3 pessoas desaparecidas na capital do estado, Xalapa. Neste local foram relatados fortes correntes de água, estradas inundadas e danos consideráveis ​​em instalações como lojas, áreas comerciais, escritórios e residências. Foram reportados danos consideráveis em 22 municípios da referida entidade comunidade. Ao estado foram mobilizados mais de 7.000 soldados do Exército Mexicano para auxiliar a população. A este respeito, o presidente Andrés Manuel López Obrador manifestou às familias das vítimas suas condolências.

O Serviço Meteorológico Nacional do México informou que o fenômeno causou chuvas torrenciais e rajadas de vento de até 250 quilômetros por hora no centro do México, particularmente nos estados de San Luis Potosí, Puebla, Veracruz, Colima, Michoacán e Guerrero. A estimativa é que as chuvas provoquem mais por inundações e deslizamentos nas próximas horas, o que serão conhecidas quando forem restabelecidas as comunicações e a energia elétrica que em algumas áreas é suspensa de maneira preventiva.

Na tarde do dia 21 de agosto, Grace já é tormenta tropical se encontra no centro do território mexicano. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos informou que existe a possibilidade de que os remanescentes de Grace se tornem uma nova tormenta ao atingir o Oceano Pacífico neste domingo 22, onde poderia ser renomeado como Marty.

Fontes