Furacão Fiona causa danos nas Bermudas e ruma para o Canadá

Fonte: Wikinotícias

23 de setembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Fiona passando a oeste das Bermudas hoje

O furacão Fiona passou a oeste das Bermudas hoje cedo, lançando ventos de mais de 150km/h sobre as ilhas. Estava então classificado como um sistema de categoria 4, ou seja, um superfuracão.

No pequeno território britânico, que ainda afetará hoje com ventos fortes e ao menos até amanhã com chuvas e agitação marítima, ele derrubou árvores, postes e fios de energia elétrica, deixando 29 mil pessoas sem luz até esta tarde. Algumas dezenas de pessoas tiveram que ir para abrigos, ônibus pararam de circular e escolas foram fechadas.

Duas pessoas ficaram feridas e precisaram ser levadas ao hospital, reporta a imprensa loca, mas segundo o ministro da Segurança Nacional, Michael Weeks, ninguém morreu.

O sistema segue para norte e deve atingir o leste de Nova Escócia, Canadá, amanhã de manhã como um ciclone extratropical C2 ou C1, com ventos entre 120 e 175km/h. O ECCC Canadian Hurricane Centre acompanha com atenção o sistema, emitindo avisos periódicos para "chuvas muito fortes, ventos fortes e tempestades".

Passagem pelo Caribe

Fiona na República Dominicana

Fiona passou perto de Porto Rico no domingo, tocou terra na República Dominicana na segunda-feira e nas ilhas Turcas e Caicos na terça. Em seu caminho pelo Caribe provocou muitos danos, incluindo enchentes que desalojaram milhares de pessoas e destruíram plantações. Mais de um milhão de pessoas ficaram sem luz durante a semana nos três países caribenhos.

Duas pessoas morreram em Porto Rico e uma morte foi registrada na República Dominicana.

Notícias Relacionadas

Fontes