Fronteira EUA-México se mantém calma após o final do Título 42

Fonte: Wikinotícias

14 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A fronteira EUA-México se manteve relativamente tranquila e havia poucos sinais do caos que se temia após o aumento de migrantes ansiosos para cruzar para os EUA antes do fim das restrições relacionadas à pandemia de coronavírus.

Menos de 24 horas após o levantamento das regras conhecidas como Título 42, migrantes e autoridades norte-americanas ainda avaliavam o efeito da mudança e das novas regulamentações adotadas pelo governo do presidente Joe Biden para estabilizar a região.

“Não vimos nenhum aumento substancial na imigração esta manhã”, disse Blas Nunez-Neto, secretário assistente de imigração e política de fronteiras do Departamento de Segurança Interna. Ele acrescentou que a agência não tinha números específicos porque a situação está apenas começando.

Alguns migrantes continuaram a entrar no Rio Grande para tentar entrar nos Estados Unidos enquanto desafiavam os agentes do outro lado gritando para que voltassem. Outros tentavam acessar o aplicativo do governo em seus celulares, um processo crucial no novo sistema. Migrantes com autorização cruzaram uma ponte na esperança de uma nova vida. Além disso, por meio de demandas judiciais, eles buscaram interromper pelo menos algumas das medidas.

O governo Biden afirmou que o novo sistema foi projetado para limitar travessias não autorizadas e fornecer um novo caminho legal para imigrantes que pagam milhares de dólares a contrabandistas de pessoas para trazê-los para os Estados Unidos.

Agora, os Estados Unidos praticamente proíbem os imigrantes de solicitar asilo no país se não fizerem o pedido online ou buscarem proteção nos países pelos quais viajaram. As famílias autorizadas a entrar à medida que seus casos de imigração avançam estarão sujeitas a toque de recolher e monitoramento por GPS.

Em Ciudad Juárez, no México, muitos migrantes olharam para seus celulares na esperança de conseguir uma cobiçada permissão para entrar no país. O aplicativo de registro mudou, então alguns explicaram a outros como usá-lo. A maioria estava resignada a esperar.

Fontes