Frango brasileiro importado pela China testa positivo para Covid-19

Fonte: Wikinotícias

13 de agosto de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Segundo o governo chinês nesta quinta-feira (13), durante a pandemia ainda, a China também suspendeu as importações de alimentos de cinco frigoríficos brasileiros, mas não especificou o motivo.

Autoridades de saúde em Shenzhen, o condado onde os alimentos são importados, estão rastreando funcionários que foram expostos a produtos contaminados e testando outros alimentos armazenados perto de frango para a Covid-19. Segundo o governo, esses testes deram resultados negativos.

Esta não é a primeira vez que isso acontece em território chinês. Recentemente, camarões importados do Equador também testaram positivo para o vírus.

O relatório espalhou-se para outras cidades, portanto, desde junho, o governo chinês tem rastreado todos os contêineres de carnes e frutos do mar que chegam aos principais portos da China vindos do exterior — na época, o novo surto de Covid-19 na capital chinesa, Pequim, e os frutos do mar em locais com mercado conectado.

Este caso pode levar a uma queda nas exportações de frango do Brasil para a China, o maior produtor mundial de alimentos. Até 2017, os brasileiros eram o principal fornecedor de carne de frango chinesa, respondendo por cerca de 85% das importações dos países asiáticos e movimentando cerca de 1 bilhão de dólares americanos por ano, que hoje é de 5,4 bilhões de reais.

O Brasil é o maior produtor mundial de carne de frango e é o principal fornecedor de carne de frango congelada da China até 2017, com um valor anual de quase 1 bilhão de dólares americanos, respondendo por quase 85% das importações do gigante asiático.

No entanto, nos últimos anos, o Brasil passou do mercado chinês de frango para a Tailândia, Argentina e Chile. Desde fevereiro de 2019, a China impôs direitos antidumping de 17,8% a 32,4% sobre os produtos brasileiros por um período de 5 anos.

Fonte