Francisco Sagasti é empossado presidente do Peru
17 de novembro de 2020
Francisco Sagasti tomou posse como presidente do Peru na terça-feira, tornando-se o terceiro presidente em menos de uma semana devido à crise institucional no país.
“Juro pelo país e por todos os peruanos que exercerei fielmente o cargo de Presidente da República para completar o período constitucional 2016-2021”, disse o novo presidente em transmissão ao vivo da sede do Congresso, onde assumiu o poder por sucessão constitucional na qualidade de chefe do Parlamento.
A cerimônia começou com um minuto de silêncio em memória dos dois jovens falecidos.
O presidente interino, pertencente ao centrista Partido Púrpura, indicou que seu governo oferecerá "neutralidade" nas próximas eleições presidenciais e legislativas marcadas para abril de 2021.
Sagasti garantiu que sua gestão do orçamento público será "responsável" e pediu aos empresários que se comprometam com a reativação econômica do país, cujas perspectivas para 2020 são sombrias. O Fundo Monetário Internacional afirma que o produto interno bruto cairá 14 pontos este ano.
A deputada Mirtha Vásquez, da esquerdista Frente Amplio, assumiu a presidência do Congresso.
Sagasti, de 76 anos, enfrentará a tarefa não só de desarmar o conflito político em que o país se encontra, abalado por fortes protestos, mas também de dirigir uma transição até julho do próximo ano.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
Francisco Sagasti juramenta como presidente de Perú— Voice of America, 17 de novembro de 2020
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Voz da América, que libera seus conteúdos sob domínio público. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|