Francisco Sagasti é empossado presidente do Peru

Fonte: Wikinotícias

17 de novembro de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Francisco Sagasti tomou posse como presidente do Peru na terça-feira, tornando-se o terceiro presidente em menos de uma semana devido à crise institucional no país.

“Juro pelo país e por todos os peruanos que exercerei fielmente o cargo de Presidente da República para completar o período constitucional 2016-2021”, disse o novo presidente em transmissão ao vivo da sede do Congresso, onde assumiu o poder por sucessão constitucional na qualidade de chefe do Parlamento.

A cerimônia começou com um minuto de silêncio em memória dos dois jovens falecidos.

O presidente interino, pertencente ao centrista Partido Púrpura, indicou que seu governo oferecerá "neutralidade" nas próximas eleições presidenciais e legislativas marcadas para abril de 2021.

Sagasti garantiu que sua gestão do orçamento público será "responsável" e pediu aos empresários que se comprometam com a reativação econômica do país, cujas perspectivas para 2020 são sombrias. O Fundo Monetário Internacional afirma que o produto interno bruto cairá 14 pontos este ano.

A deputada Mirtha Vásquez, da esquerdista Frente Amplio, assumiu a presidência do Congresso.

Sagasti, de 76 anos, enfrentará a tarefa não só de desarmar o conflito político em que o país se encontra, abalado por fortes protestos, mas também de dirigir uma transição até julho do próximo ano.

Fontes