França retira tropas do Iraque

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

26 de março de 2020

Devido à pandemia de COVID-19, a França está temporariamente retirando todas as suas tropas do Iraque. No território iraquiano já foram confirmados 233 casos e vinte pessoas morreram devido o vírus SARS-CoV-2. Cerca de 200 soldados franceses envolvidos no treinamento do exército iraquiano deixaram no país.

Segundo o comunicado oficial, a suspensão temporária foi devido a crise de saúde: "Em coordenação com o governo iraquiano, a coalizão decidiu ajustar seu dispositivo no Iraque e suspender provisoriamente suas atividades de formação das forças de segurança iraquianas em vista da crise sanitária".

O Reino Unido, Espanha e República Tcheca também decidiram retirar seus soldados do Iraque. Um dos jornais franceses enfatizou que a França relutava em retirar suas tropas do Iraque, temendo que os grupos terroristas associados ao Estado Islâmico fossem recriados no país e na Síria. O ministro francês das forças armadas alertou em meados de fevereiro que o Estado Islâmico ainda era forte na Síria e que estava se reorganizando no Iraque e preocupando as forças do governo.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com