Filipinas: Um potente tufão ameaça o país

Fonte: Wikinotícias
Imagem de satélite do tufão Hagupit.

6 de dezembro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O tufão Hagupit ameaça o arquipélago das Filipinas, forçando milhares de filipinos a buscarem refúgio em igrejas, escolas e academias no país para proteger-se contra o poderoso tufão se aproxima da costa e poderia levar a sua chegada tempo desastroso, principalmente no centro-leste do país. Já afetada em 2013 pelo super tufão Haiyan, que matou 6.340 pessoas e causou o desaparecimento de 1.061 outras, as Filipinas enfrentou mais uma vez com uma tempestade que poderia ser o maior a atingir o país neste ano.

Por segurança, as autoridades já começaram a evacuar mais de 600.000 filipinos que estavam em áreas ameaçadas pelo tufão Hagupit. As operações de evacuação continuam fortemente no centro-leste do país no sábado, enquanto o centro da depressão era sábado de manhã à 180 km da costa filipina. Outros 2,5 milhões de filipinos que vivem a leste das Filipinas na região de Bicol, ainda precisam ser evacuados em uma emergência, disseram autoridades. De acordo com agências de meteorologia, o tufão pode gerar ventos de 215 km/h na sexta-feira. O impacto do tufão será sentido em um vento de 700 km de largura e vai afetar 55 das 85 províncias do país, de acordo com a mesma fonte.

No entanto, as Filipinas recebem regularmente tempestades devastadoras. Assim, em média, a cada ano cerca de vinte tufões afetam gravemente o arquipélago.

Fontes